segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vila Anime - Nota de esclarecimento

Eu, Ricardo, produtor do evento, venho por meio deste comunicado esclarecer o que ocorreu com a banda Miya-Gui após o fim do evento na Lona da Ilha, no dia 22 de Maio de 2011.

Como alguns de vocês sabem, após o fim do evento aconteceu um problema: a banda foi agredida por um grupo de 10 pessoas em um ponto de ônibus que fica a mais de 200 metros de distância do local do evento.

Entenda melhor o que aconteceu:

Após o término da apresentação, um grupo de 5 pessoas abordou a banda - dentro da lona cultural - com críticas à atuação da mesma. Segundo testemunhas, alguns integrantes da banda reagiram com agressões verbais às críticas, dando início assim a um "mal-estar" entre os dois grupos.

Tão logo percebeu a situação, a equipe de produção do Vila Anime se colocou entre os dois grupos, com o fim de promover o entendimento entre eles, ou ao menos evitar qualquer problema maior. Não houve um entendimento por parte do grupo que abordou a banda, que logo em seguida se retirou do local (acreditamos que essa saída foi motivada pelo fato de a equipe de produção do evento, incluindo os próprios organizadores do evento, seguranças da lona cultural e funcionários da mesma, terem se colocado entre os grupos).

A banda ficou dentro da lona a pedido da produção, que temia por sua segurança, enquanto fossem tomadas providências para evitar qualquer conflito nas proximidades. Como o grupo da banda era muito grande (entre 10 e 12 pessoas), não havia como tirar todos do local de carro. Mesmo assim, parte da banda foi retirada do bairro no carro de um dos produtores do evento (Wagner), e o restante da banda seguiu a pé comigo, mais dois seguranças da lona e um responsável pela lona.

No meio do caminho até o ponto, eu e um dos seguranças avistamos um grupo de aproximadamente 10 pessoas, dentre elas alguns dos que estavam na discussão dentro da lona. Parei com o segurança, para tentar dialogar com o grupo, enquanto e o restante seguiu com a banda até o ponto de ônibus.

Foi tentado um diálogo pacífico com eles, mas o grupo não quis saber de conversa, saiu correndo atrás da banda.

Corri sozinho atrás do grupo que estava indo em direção a banda.

Quando cheguei ao ponto de ônibus, vi que parte da banda já estava dentro de uma Kombi, e duas ou quatro pessoas ainda fora do veículo. Uma parte conseguiu entrar rapidamente na Kombi e duas pessoas ficaram na briga. Essas duas pessoas, que entraram por último e defendiam a banda, nem da banda são. Um é o fotografo do site Otaku Team Web e o outro rapaz é o Príncipe Werick Barreto. O Príncipe foi o último a entrar na Kombi, eu mesmo o tirei do meio de 5 agressores e o “empurrei” para a Kombi.

Bom, isso foi o que aconteceu. Agora... o que um grupo disse ao outro, o que motivou tais reações, não podemos afirmar, pois existe a versão da banda, a versão do grupo agressor e a versão de testemunhas da discussão (algumas destas acusam pessoas da banda por "comentários desnecessários motivadores da violência"). Então, ao invés de se basear em "disse me disse" e levantar suposições e insinuações contra qualquer pessoa, a produção do Vila Anime preferiu se calar a respeito do ocorrido.

Nos dias subsequentes, surgiram "matérias" em alguns blogs e sites (alguns simplesmente copiando o texto uns dos outros) sobre o ocorrido no evento. Sites sem nenhuma credibilidade, dizendo inverdades, acusando o evento de falta de segurança, negligência dos produtores, etc. Até o presente dia, 30 de Maio, nenhum destes sites ou blogs sequer procurou a produção do Vila Anime para quaisquer esclarecimentos ou ao menos para se informar sobre outra versão dos fatos. Tais matérias não têm base, a não ser a opinião de uma ou duas pessoas e inverdades e fatos distorcidos. A única função de tais sites é difamar o evento, atirar pedras, sem nem saberem ao certo o porquê disso.

Fica claro que a produção do Vila Anime se viu no meio de um conflito entre dois grupos. Se um grupo mal intencionado provocou e o segundo grupo reagiu de forma ruim à provocação, o evento Vila Anime não pode ser responsabilizado pelo que ambos os grupos disseram um ao outro.

É mentira quando dizem que os organizadores do evento e a equipe de produção foram omissos ao ocorrido.

É mentira quando dizem que o evento não tem segurança.

É mentira quando dizem que a banda foi agredida na porta do evento.

A organização do Vila Anime lamenta o ocorrido, mas fez todo o possível, desde o início, para resolver o problema entre os dois grupos.

A organização do Vila Anime lamenta também a trolagem de sites e blogs que querem apenas prejudicar o evento. Isso não é jornalismo, é trolagem.

O evento Vila Anime é um evento novo, que tem feito sucesso e tem crescido. E isso incomoda muita gente.

Mais uma vez lamentamos o incidente, mas afirmamos: tal fato foi um conflito entre dois grupos, que começou dentro do evento, após o término do mesmo, e não um problema de segurança ou organização do evento. Para a organização do Vila Anime o assunto está encerrado e qualquer comentário desnecessário, insinuações infundadas e trolagem serão deletados. Os sites que apoiam essa trolagem estão sendo anotados.

Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário