quarta-feira, 18 de maio de 2011

Orbits HARAJUKU

Orbits Harajuku, o concurso de moda alternativa do Vila Anime.
Esta atração é patrocinada por Rock!Insanne e Água Sanitária.

REGRAS
     Regulamento atual do Concurso Orbits Harajuku, válido para todas as edições do Vila Anime e Orbits Vila Anime. Será da responsabilidade de nossa organização e dos coordenadores e juízes deste concurso o cumprimento das regras aqui descritas. 
1 - CONCEITO
     Harajuku é um bairro de Tokyo, Japão, que ficou mundialmente conhecido na década de 90 por reunir um grande número de jovens que usavam uma moda de rua diferente, que acabou ganhando o nome do local onde era praticada. Assim surgiu a "Moda Harajuku", que também pode ser chamada de "Tokyo Street Style" ou "Moda Pop Japonesa".     
     Harajuku/Tokyo foi no passado o funil da moda mundial e, embora tenha perdido um pouco da força, ainda é esse funil. Livros de referência de Tokyo Street Style citam influências de tudo: cowboys, hippies, punks, estilo vitoriano, cyberpunk, animes, roupas esportivas, etc e etc. Os jovens de lá simplesmente absorveram toda a informação de moda possível e existente no mundo. Então misturaram tudo, combinaram tudo, puseram lado a lado, criaram a partir disso, e usaram ao extremo nas ruas. Livros e revistas de Tokyo Street Style tem punks, hippies, clubbers, góticos, cybers, e uma infinidade de estilos únicos. Inclusive faz parte dessa moda andar pelas ruas vestido de cosplay. 
     Mas, embora haja punks e outros estilos, os praticantes de Tokyo Street Style se diferenciam em vários aspectos com relação aos mesmos estilos em outros lugares do mundo. Usando os punks como exemplo, os visuais dos punks de Harajuku são mais intensos, criativos. E estas são características comuns em todos os visuais vistos em Harakuju.  

     Hoje, algumas pessoas, que se dizem "defensoras ou representantes reais" da moda de Harajuku insistem em criar regras rígidas e limitar o que pode, ou não pode, ser considerado moda pop japonesa. Por um lado, isso se deve a alguns fatores: alguns estilos terem ganhado mais notoriedade nos últimos anos; falta de informação; e alguns desses estilos terem estabelecido regras próprias entre seus praticantes. Por outro lado, não faz sentido algum estabelecer qualquer limitação a essa moda, já que a moda de Harajuku - para quem não conhece a história - é a moda mais livre do mundo. 

     Atualmente os estilos que mais se destacam na mídia mundial são: lolita, decora, visual kei e kigurumi. Mas, como foi dito, a Tokyo Street Style é feita de muito mais. E é pensando em toda essa galera, que está em evidência ou não, que nós criamos o Orbits Harajuku.  Portanto, se você monta um visual super maneiro, seja qual for o estilo, venha para o Vila Anime e participe do Orbits Harajuku! (^_^)V     


2 - INSCRIÇÃO 
     No dia do evento, para se inscreverem, os interessadas deverão procurar o responsável pelas inscrições, munidos de RG ou outro documento de identidade original, já vestidos com a roupa com a qual irão competir, e preencher uma ficha de inscrição - com letra legível - disponibilizada no local. A inscrição é individual. 
     Serão aceitas inscrições para o Concurso Orbits Harajuku até MEIA HORA (30 MINUTOS) ANTES DO INÍCO DAS APRESENTAÇÕES ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Ao todo são 45 vagas (30 vagas para a categoria feminina e 15 vagas para a categoria masculina.
     Meninos competem com meninos, independente se seus looks forem masculinos ou femininos. O mesmo vale para as meninas.     
     Horário de inscrição e início do concurso: variável, conforme o início de cada edição do evento. Fique atento às informações específicas de cada edição.
    Uma mesma pessoa poderá participar, no máximo, com um look completo. Não será permitido modificar o look após a inscrição, portanto atenção! 

     O concurso é aberto para todos que possuam idade igual ou superior a 12 anos de idade. Crianças não serão permitidas, porque são fofinhas e influenciam o julgamento. É sério. XD Porém, havendo uma procura expressiva, podemos pensar na criação de uma categoria infantil para futuras edições do evento.
     É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores e staffs do evento.
     Embora cosplayers estejam entre os praticantes de Moda Harajuku, nas ruas de Tokyo, como o Vila Anime tem um concurso específico para cosplay, os mesmos não podem participar do Concurso Orbits Harajuku. 


3 - CATEGORIAS/ESTILOS 
     Na ficha de inscrição o(a) candidato(a) deveria... DEVERIA... escrever o nome do estilo que está representando, com a finalidade de informação ao público. Mas, para evitarmos a trolagem de lolitas malvadas (mas existem as boazinhas ^_^) e micos por parte de alguns participantes equivocados, os estilos são informações que não serão levadas em consideração. Na prática, isso não altera em nada o concurso, já que realmente o nome do estilo não importa, mas sim que seja um visual evidentemente alternativo e/ou criativo.
     O Concurso Orbits Harajuku não está dividido em categorias de estilos, mas apenas em masculino e feminino. Sendo assim, todas as meninas participantes concorrem numa categoria única, independente do estilo. O mesmo vale para os meninos. Se você, praticante de qualquer estilo, não se sente à vontade participando de um concurso misto, não participe.  



    

4 - APRESENTAÇÃO 
     Os participantes devem estar prontos e preparados no local de apresentação com no mínimo de 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estabelecido para a apresentação. Os participantes devem estar atentos à ordem de chamada para a apresentação.     
     Cada participante terá 30 (trinta) segundos para desfilar, seguindo as orientações da coordenação do concurso.
     Primeiro se apresentará a categoria masculina, e depois a feminina. 
     Os participantes caminham pelo palco nos lugares indicados, onde em seu centro devem parar brevemente, para serem avaliados.
     Caso o participante desista de se apresentar, deve informar antecipadamente a coordenação do concurso. 


     
5 - DESCLASSIFICAÇÃO
     O não preenchimento da Ficha de Inscrição ou preenchimento incompleto/incorreto acarretará na desclassificação imediata da concorrente. 
     O não cumprimento das regras aqui descritas ou observadas neste documento sujeita o participante à desclassificação. 
     O participante que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado, não podendo realizar sua apresentação no final das apresentações das participantes que respeitaram sua ordem. 
     O tempo de cada apresentação será cronometrado. Aqueles que ultrapassarem seu tempo de participação serão desclassificados do concurso e convidados a se retirarem do palco.
  Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação do concurso e pela coordenação de palco. A decisão será soberana e inquestionável, não cabendo interferência da direção do evento.
     Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados como critério para a desclassificação.
     Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentados ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.




6 – JULGAMENTO, RESULTADO
     O Concurso Orbits Harajuku tem um corpo de jurados que, baseados em vários critérios, decidirão quem, naquele dia, são o menino e a menina que melhor representam a Moda Harajuku.
  
     -Todos as participantes da categoria masculina desfilarão. Em seguida serão liberados para descerem do palco, ficando onde acharem melhor, enquanto aguardam os resultados;
     -Os juízes analisarão se houve algum caso de desclassificação pelos diversos motivos aqui citados;
    -Os juízes comunicarão no palco os nomes dos classificados e desclassificados, informando os motivos para tal;
     -Aqueles que forem considerados classificados deverão esperar a realização do desfile da categoria feminina, quando os mesmos procedimentos serão tomados.
     -Por último, serão anunciados os vencedores, um menino e uma menina, que retornarão ao palco para as premiações.
               

7 – PREMIAÇÃO
    A premiação é apenas para o primeiro colocado de cada categoria. O prêmio feminino é uma bolsa da marca Rock!Insanne, qualquer modelo, dentre aqueles que estiverem disponíveis no stand da marca no dia do evento. Se você tem alguma preferência de modelo, entre em contato com a empresa sugerindo os modelos que você gostaria de ver - e possivelmente ganhar - no evento. Link do site AQUI. O prêmio masculino é um chaveiro toy da Água Sanitária.
     O não comparecimento dos vencedores no momento da premiação irá implicar na perda do mesmo e não haverá repasse para a próxima colocação. 



8 - CRITÉRIOS
     Como foi dito, a Moda Harajuku não tem limitações, mas tem características próprias (não é qualquer visual diferente). Os critérios que serão levados em consideração pelos juízes são:


- intensidade;
- criatividade/diversão;
- harmonia (mesmo que seja uma harmonia caótica);
- detalhes;
- carisma do participante (não apenas a roupa, mas a pessoa em si);
- usualidade (o quanto aquele visual pode de fato ser usado no dia a dia e não apenas num evento);
- não ser sexy (uma característica forte na Moda Harajuku é ser diferente sem apelar para a sensualidade).


     Não serão dadas notas para esses critérios. O resultado final vem de um consenso entre os juízes.
     O Concurso Orbits Harajuku usa como referência o livro FRUITS, da editora PHAIDON. 




8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
     Todas os participantes do Concurso Orbits Harajuku concordam em ceder sua imagem para divulgação do evento.     
    Como já mencionado, o Concurso Orbits Harajuku não é um concurso criterioso e/ou julgado de forma técnica. Isso quer dizer, por exemplo, que não é obrigatório o uso de  roupas de marcas japonesas ou regras rígidas impostas por alguns estilos. O concurso não é uma competição técnica, mas uma oportunidade de praticantes/fãs de moda pop japonesa desfilarem com seus outfits, visuais ou looks (chame como preferir) e serem reconhecidos, com destaque, no evento.  
     Como também já mencionado, todos os estilos competem de igual para igual por um prêmio único, então não adianta dizer que o seu estilo está em desvantagem com relação a outro estilo. Neste caso, carisma e empatia também contam.
     Porém, embora o concurso não tenha critérios técnicos, o bom senso da organização do evento e coordenação do concurso podem IMPEDIR algumas pessoas de participarem, visando um concurso de bom gosto  e agradável a todas os participantes. Isso quer dizer, por exemplo, que: 
- visuais com decotes exagerados, sexualmente apelativos estão proibidos. Na dúvida, não use! É para ser legal, não sensual;
- pessoas/trolls que promovam quaisquer críticas técnicas a respeito dos competidores ou concurso em si estão proibidos de participar por serem maus competidores e porque o concurso não visa questões técnicas. Se forem reconhecidos por qualquer membro da equipe de produção do evento e coordenação do concurso, estarão automaticamente desclassificados e impedidos de desfilar;
- se algum participante do concurso fizer declarações equivocadas, a terceiros, a respeito do estilo que está usando no evento, os incomodados que procurem os envolvidos, e não ocupem a produção do evento com assuntos que não são de sua responsabilidade;
     O Orbits Harajuku é um concurso livre, para expressar estilo e criatividade através da roupas, se aproximando o máximo possível do cotidiano da moda de rua de Tokyo. Todos juntos, cada um com seu estilo, fazem essa moda ser o que é.
     " Participe! \(^_^)/