Concurso Cosplay


1 - INTRODUÇÃO 
     Regulamento atual do Concurso Cosplay, válido para todas as edições do Vila Anime e Orbits Vila Anime. Categorias: Desfile, Individual Livre, Indivdual Tradicional, Grupo (livre e tradicional). Será da responsabilidade de nossa organização e dos coordenadores e juízes do concurso cosplay o cumprimento destas regras aqui descritas. 


2 - INSCRIÇÃO 
     No dia do evento, para se inscreverem, os cosplayers interessados deverão comparecer ao balcão de inscrições, munidos de RG ou outro documento de identidade original, e preencher uma ficha de inscrição - com letra legível - disponibilizada no local. A inscrição é individual. 
     No caso de inscrição para a categoria Grupo, apenas um representante deverá fazer a inscrição (fornecendo o nome dos demais integrantes), que também deverão estar vestidos com seus cosplays. 
     Serão aceitas inscrições para o Concurso Cosplay até MEIA HORA (30 MINUTOS) ANTES DO INÍCO DAS APRESENTAÇÕES ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Observação: o número de vagas pode variar entre uma edição e outra do evento, conforme a programação e tempo de duração do mesmo. 
     Horário de inscrição e início do concurso: variável, conforme o início de cada edição do evento. Fique atento a informações específicas de cada edição.
    Uma mesma pessoa poderá participar de, no máximo, uma categoria. Não será permitido modificar a categoria após a inscrição, portanto atenção. O cosplayer que não estiver presente no momento em que chegar sua vez é automaticamente desclassificado. A apresentação deverá respeitar a ordem estabelecida no ato da inscrição.



3 - CATEGORIAS 
     O concurso cosplay estará dividido nas seguintes categorias:
     - Desfile: esta categoria não terá julgamento por interpretação, apenas por roupa. Os participantes caminham pelo palco nos lugares indicados onde em seu centro devem parar brevemente, para serem avaliados. 
     - Individual Tradicional : no palco os participantes farão a interpretação baseada na personalidade do personagem escolhido que estão interpretando de acordo com o seu cosplay. As apresentações deverão seguir o tema do Anime ou mangá apresentado, sendo que apresentações que fogem de seu roteiro original serão desclassificadas. 
     - Individual Livre: no palco os participantes deverão fazer a apresentação livre, podendo seguir qualquer roteiro que o participante criar sem seguir obrigatoriamente o tema da série escolhida, contanto que não use gestos obscenos, palavras de baixo calão ou temas que ofendam pessoas e ou empresas. A originalidade do cosplayer, ou seja, a sua criatividade em usar idéias/recursos para enriquecer e tornar interessante sua apresentação será muito observada nesta categoria. 
     - Grupo Tradicional e Livre: categoria unificada para apresentações tradicionais e livres feitas por mais de uma pessoa, com o máximo de 10 integrantes por grupo.

     Como foi dito anteriormente, o número de vagas pode variar entre uma edição e outra do evento, sendo que o número máximo de participantes no concurso cosplay, por categoria, são os seguintes:
- Categoria Desfile: 20 participantes; 
- Individual Tradicional: 20 participantes; 
- Individual Livre: 10 participantes; 
- Grupo Livre e Tradicional: 5 grupos.


4 - REGRAS 
     O concurso é aberto para todos que possuam idade igual ou superior a 5 anos de idade.
     É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores e staffs do evento. 
     São considerados válidos cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público. 
     Serão desclassificados – nas categorias Desfile e Tradicional – personagens originários de fanzines e fóruns, assim como “cosplays originais”. 
     Em todas as categorias é vetada ainda a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos (hentai) como medida de segurança e integridade moral para menores de idade e participantes em geral. 
     Caso o participante precise usar uma mesa, cadeira, ou microfone deverá perguntar no ato da inscrição sobre a disponibilidade do mesmo. 
     O cosplayer deverá fazer sua apresentação de acordo com a categoria escolhida, e respeitar a saída e entrada do palco como indicada pelos coordenadores do evento.
     Não poderão ser usadas bombas de fumaça e qualquer tipo de líquido que possa sujar o palco, qualquer tipo de explosivo está terminantemente proibido.      
     A interação com a platéia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos, nem exceda o tempo estipulado para a apresentação do participante, ou atrapalhe o andamento do concurso. 
     Não será permitida a utilização de armas, itens ou objetos que coloquem em perigo os indivíduos presentes no evento. Espadas, kunais, ou qualquer arma branca não poderá ter corte. 
     É proibido pular para fora do palco ou atirar objetos que possam FERIR outros participantes e pessoas em geral.


5 - APRESENTAÇÃO 
     Os cosplayers devem chegar prontos e preparados no local de apresentação com no mínimo de 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estabelecido para a apresentação. 
     Os participantes devem buscar informações sobres os horários para cada edição do evento.
     Os cosplayers devem estar atentos à ordem de chamada para a apresentação, que será definida pela organização do evento. 
     Cada cosplayer da categorias Individuais terá, no maximo, de 1 minuto e 30 segundos (um minuto e trinta segundos) para apresentação, devendo durante esse tempo representar o personagem. 
     As apresentações da categoria desfile não poderão ultrapassar 20 (vinte) segundos. 
     As apresentações em grupos não podem ultrapassar 5 (cinco) minutos, independente do número de participantes no grupo.
     Após o tempo estipulado esgotar, o grupo ou o participante será desclassificado, mas terá 30 (trinta) segundos de tolerância para o final da apresentação e saída do palco.Caso o participante ultrapasse o tempo de tolerância será levantada uma bandeira para o público sinalizando sua desclassificação. Será sinalizado o tempo excedido junto com os 30 segundos de tolerância. Excedendo este tempo, o áudio do CD ou do microfone será cortado e o participante convidado a se retirar do palco.
     Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados como critério para a desclassificação do mesmo.
     Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentados ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.
     Para a apresentação das categorias livre e tradicional o participante poderá utilizar um CD de áudio com som para sua apresentação previamente testado e identificar a faixa e seu número de inscrição. Não serão aceitos CDs fora do momento de inscrição. O CD deve ser gravado em formato CDA (CD de áudio convencional) de forma que qualquer aparelho seja capaz de reproduzi-lo. Falhas na aparelhagem de som que seja de responsabilidade do evento não influenciarão na avaliação, contudo CDs defeituosos não se encaixam neste caso. 
     O cosplayer será identificado através de um código ou número ao qual deve ser mantido com o mesmo para sua identificação.
     O cosplayer se responsabiliza pela integridade de aparelhagem e acessórios do evento quando em seu poder. Ou seja, deverão tomar muito cuidado com os microfones e caixas de som. Caso seja permitido ao cosplayer segurar o microfone e ele o deixar cair no chão ou bater o mesmo, ele será desclassificado, seja o ato feito com esta intenção ou não. 
     

6 - DESCLASSIFICAÇÃO
     O não preenchimento da Ficha de Inscrição ou preenchimento incompleto/incorreto acarretará na desclassificação imediata do concorrente. 
     O não cumprimento das regras aqui descritas ou observadas neste documento sujeita o cosplayer à desclassificação. 
     O cosplayer que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado, não podendo realizar sua apresentação no final das apresentações dos participantes que respeitaram sua ordem.O tempo de cada apresentação será cronometrado.
     Aqueles que ultrapassarem seu tempo de interpretação serão DESCLASSIFICADOS do concurso. Caso o cosplayer desista de se apresentar, deve informar antecipadamente a coordenação de Cosplay. 
     Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e pela coordenação de palco. A decisão será soberana e inquestionável, não cabendo interferência da direção do evento.


7 – JULGAMENTO, RESULTADO e OBSERVAÇÕES FINAIS
     Sempre visando uma maior participação e interatividade do público, o Vila Anime determina que seu concurso cosplay seja julgado pelo próprio público. Isso se dará da seguinte forma:

     1º) uma categoria se apresentará;

     2º) o juiz analisará se houve algum caso de desclassificação pelos diversos motivos aqui citados;

     3º) o juiz comunicará no palco os nomes dos classificados e desclassificados, informando os motivos para tal;

     4º) aqueles que forem considerados classificados retornarão imediatamente ao palco (todos juntos ou em blocos, caso sejam muitos); então o público manifestará sua preferência através de palmas e/ou gritos a favor. O concorrente que receber mais palmas e gritos favoráveis será o vencedor dessa categoria e receberá a premiação imediatamente (haverá premiação apenas para o 1º colocado de cada categoria). Teremos também um júri técnico que irá julgar os cosplayers, ou seja, teremos duas formas de julgamento, popular (através de palmas) e com jurados.

     5º) todos os concorrentes se retiram do palco e dá-se início à apresentação da categoria seguinte, repetindo-se o processo;
     O mesmo processo se repete para todas as categorias. 

     A premiação será divulgada no dia do evento, e entregue aos vencedores no palco. O não comparecimento do participante no momento da premiação irá implicar na perda do mesmo e não haverá repasse para a próxima colocação. 
     
     Todos os participantes do concurso cosplay Vila Anime concordam em ceder sua imagem para divulgação do evento.